top of page
Asset-2.png
Asset-4.png
Asset-3.png
PETIZ-EM-CASA.png

DIÁLOGOS PETIZ

figatual3.png
Asset-10.png

Lives formativas com convidados, gratuitas, aborda diversos aspectos da mediação cultural.

O Festival Petiz, realiza nos dias 05, 08 e 15 de março 2021, sempre às 19h, a atividade: Diálogos Petiz, com transmissão no youtube @PetizFestival. A atividade consiste em lives que debatam diversos aspectos do campo da mediação cultural, com o enfoque nas artes cênicas. 

A mediação cultural é um campo teórico -metodológico, que estabelece relações entre os diversos públicos e as obras artísticas. O trabalho envolve tanto aspectos artísticos-pedagógicos como logísticos. Nesta edição, as LIVES vão abordar os cadernos de mediação cultural, o campo de atuação profissional do mediador cultural e sobre acessibilidade e inclusão no campo cultural.  

No dia 05 de março, teremos a presença do curador e colaborador do Petiz o professor baiano radicado no Canadá Ney Wendell, Pós-Doutor em Sociologia da Cultura  ( UQAM- Canadá) , que tem uma larga experiência no trabalho junto a projetos sociais, infância, juventude e formação de públicos para as artes.  Autor de diversos livros, tais como Cuida Bem de Mim: teatro, afeto e violência nas escolas (2010), Praticando a gentileza em sala de aula (2012), Carinho se aprende: atividades para professores e pais  (2016) entre outros títulos. 

No dia 08 de março, contaremos com o compartilhamento de experiências de  Danillo Lima,  bacharel em artes cênicas e especialista em estudos contemporâneos em dança pela UFBA, com formação em mediação cultural contemporânea pela Escola Itaú Cultural e Claudiana Honnório, Artista da dança, produtora e mediadora cultural, Licenciada em dança pela UFBA. Ambos atuam em diversos projetos culturais, incluindo o Festival Petiz. 

No dia 15 de março, abordando a questão da acessibilidade e da necessidade de ampliarmos os públicos da mediação cultural, teremos Renata Berenstein, coordenadora do Petiz,  Mestre em Artes Cênicas (PPGAC- UFBA) e encenadora do Os Insênicos Teatro, grupo formado  por atores em sofrimento psíquico e  Carlos Alberto Ferreira, Doutor em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA),  Docente Universidade Federal do Acre, pesquisador, trabalha no âmbito educacional, buscando identificar a relação da arte contemporânea e do teatro com a educação inclusiva, aumentando a prática de reflexão acerca do tema de pessoas com deficiência.

PETIZ configura-se como uma proposta de mediação cultural, fomento e divulgação da produção artística voltada para infância e juventude. O Petiz tem o propósito de potencializar a fruição artística no processo que envolve o encontro da criança com a obra e a formação de professores, mediadores culturais e artistas interessados na produção para as infâncias e juventudes e é uma idealização da C.R.I.A.R.E – Projetos Culturais e Educacionais, coordenada por Poliana Bicalho, arte-educadora, produtora e mediadora cultural em conjunto com a BERÊ PRODUÇÕES, coordenada por Renata Berenstein, psicóloga, arte-educadora e diretora teatral.

bottom of page