O Petiz em parceria com a DIMAS – Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, realizará no próximo dia 19 de maio (sábado), mais uma edição da “Feira do Troca-Troca”, no foyer do Espaço Xisto Bahia, Galeria Pierre Verger e Sala Alexandre Robatto,localizados no Complexo dos Barris(Biblioteca Pública)  das 13h30 às 17h30, com acesso gratuito.

A Feira é um espaço destinado à solidariedade e ao consumo consciente, através trocas de livros e brinquedos entre as crianças, atendendo prioritariamente um público de 04 a 12 anos. Sendo ainda, uma atividade de dinamização do espaço cultural público, visibilizando assim, a importância da ampliação dos espaços de convivência para a infância.

VENHA PARTICIPAR DESTA REDE!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!

FEIRA DO TROCA-TROCA: O LUGAR DA CRIANÇA É NA CIDADE!
PROGRAMAÇÃO

 

13h30 – Exposição: Lanterna Mágica - Audiovisual, Interação e Ludicidade  

(Curadoria: Simone Lopes e Aline Terra Nova │ Produção: Rute Mascarenhas )

Local: Galeria Pierre Verger (lateral)

Criança e arte combinam sempre, a gente sabe! Seja por estímulo, pelas descobertas, pelo encantamento ou pelo aprendizado. Em cada idade, elas aproveitam as experiências artísticas de diferentes maneiras. E nós aprendemos juntos!  

E, nesse sentido, pensamos reunir nessa exposição um caráter lúdico e, ao mesmo tempo, didático. E assim, percorrer o universo do audiovisual, a partir de elementos que remontam desde a ilusão da imagem em movimento, ao avanço da óptica; chegando ao cinema e aos dias atuais. Para isso, utilizamos a ambientação, imagens, luzes e objetos ligados ao cinema e vídeo, rememorando e difundido a visão da sétima arte, como uma sofisticação do pensar, executar e reinventar a vida.

 

13h30 – 16h – Momento: Troca-troca de brinquedos e livros  

Os adultos aqui atuarão como mediadores dos processos de troca de objetos entre as crianças.  Para tanto, ajude seu filho a montar a sua barraquinha, trazendo objetos que não utilizam mais e os estimule-o ao exercício da troca. Aqui o valor monetário do objeto, é substituído pelo valor simbólico!

 

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

16h – 16:30h – Contos africanos: Histórias da Chuva

Com: Grupo Iwá - Grupo de Teatro Negro e Contação de histórias.

A atriz Josi Acosta, acompanhada dos músicos Gabriel Carneiro e Sanara Rocha, sob direção de Antônio Marcelo, apresentam ao público uma livre adaptação de contos da Angola e Botsuana, que tem origem na tradição oral e foram reescritos por autores contemporâneos em português. Os contos versam sobre a chuva e tratam de temas como solidariedade, respeito e amor. 

OFICINA

16:30h - 17:20h -  Oficina Brinquedos e brincadeiras em família - Brinquedos ópticos

Com: Daniela Fernandes e Karoline Tavares 

Local: Sala Multiuso

Quantidade de vagas: 15 (criança + acompanhante)

Indicado para crianças a partir de 04 anos

A oficina surge do desejo de criar espaços voltados para atividades lúdicas em que as crianças brinquem junto a cuidadores, pessoas com quem elas tenham relações de afeto.  Nesta edição em parceria com o Festival Petiz traremos a temática dos brinquedos ópticos já que a oficina será ministrada pela Diretoria de Audiovisual juntamente com a Rede Mandalas, criadora do projeto. 

 

* Para participar das oficinas artísticas, não será necessária inscrição prévia, entretanto as vagas são limitadas.

 

16:30h – 17:30h – Sessão Trânsito Livre - Exibições de Curtas e Animes (54min) 

Este é um espaço de trocas, não de venda de objetos. Afinal, trocar é mais divertido que comprar!
BOAS TROCAS!

Festival Petiz © 2019