sobre 

Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude é um projeto de mediação cultural, fomento e divulgação da produção artística voltada para infância e juventude, que no ano de 2018 realizará a sua segunda edição.

Petiz 2018

Muito além de ser uma mostra de arte, o Petiz tem como objetivo pautar a importância da educação do sensível para crianças e jovens, discutindo o papel da arte na formação da identidade desses sujeitos. Para isso, estão previstas ações como seminários, oficinas, visitas mediadas, feira de consumo consciente, entre outros. O Petiz ainda visa incentivar e fortalecer a produção artística voltada para crianças e jovens, estabelecendo um rico intercâmbio entre grupos nacionais e locais, além de criar espaço para a troca de experiência entre educadores.

Idealizado por Renata Berenstein, psicóloga e arte-educadora, e Poliana Bicalho, produtora e mediadora cultural o Petiz busca em consonância com as políticas nacionais para infância e juventude potencializar a fruição artística no encontro da criança com a obra.  É preciso  reafirmar a importância da arte na construção subjetiva, social e política da identidade dos indivíduos, sobretudo nestes tempos recentes de criminalização da arte que ocorrem em nosso país. Neste aspecto, Ana Mae Barbosa coloca:

Por meio da arte, é possível desenvolver a percepção e a imaginação para apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada (BARBOSA, 2009,p. 21)

A arte é um impulsionador da transformação dos sujeitos, capaz de elevar sua autoestima, de humanizar e de emancipar o espírito. O Petiz visa evidenciar a urgência da ampliação do acesso físico e simbólico a uma produção artística, na perspectiva da construção da CIDADANIA BRASILEIRA de meninos e meninas, que perpassa a dimensão do DIREITO À CULTURA.  “Não se conhece um país sem conhecer a sua história e a sua arte.” (BARBOSA, 2016).

Festival Petiz © 2019