Buscar
  • Petiz Festival

Resultado da Seleção da Mostra Artística PETIZ 2018

Selecionar. Uma tarefa difícil entre os vários trabalhos recebidos para participar da Mostra Artística do Petiz. Quando nos deparamos com o número de 407 inscritos, num curto prazo de um mês, nos damos conta das diferentes formas e expressões artísticas do nosso imenso país. Há muita arte a ser vista e experienciada e a árdua missão da curadoria, como toda escolha, traz também algumas perdas. Destes, ficaram apenas 5 propostas.


Este contexto nos evidencia a urgência por ações no campo das políticas públicas voltadas para a infância e juventude, e a necessidade de  fomentar os festivais no território baiano e nacional. Ao mesmo tempo, o grande número de inscrições nos mostra como em meio a tantas dificuldades que o nosso país enfrenta, temos uma classe artística atuante, pesquisadora e que busca olhar para esta infância com respeito e afeto, evidenciando-os como sujeitos de direitos.


Neste sentido, o objetivo da curadoria foi montar uma programação diversificada contemplando as categorias pré - estabelecidas: teatro, circo, dança e música. A ocupação do PETIZ no Espaço Xisto através do Edital de Dinamização de Espaços Culturais, foi um ponto importante na curadoria, pensando na melhor adequação ao espaço, assim como seu uso diferenciado. Outros critérios também foram de extrema importância nesse processo: as diferenças estéticas entre os grupos; os vínculos temáticos com a infância e a possibilidade de troca entre grupos e artistas de trajetórias bem diferentes.


Parabenizamos todos/as os/as artistas, de várias regiões do Brasil que participaram com suas propostas, bastante variadas. Aos grupos que foram selecionados, desejamos novas descobertas com as crianças de Salvador. A todos os grupos participantes, desejamos vida longa em suas experiências dedicadas à Infância, para que nosso país venha a cumprir a sua grandeza através da poesia, da alegria, da amizade e da liberdade das crianças.


Curadoria Petiz 2018,

Maria Eugênia Milet, Ney Wendel e Renata Berenstein


SELECIONADOS:

CATEGORIA MÚSICA

Grupo: Canastra Real - Contos em Cantos (BA)


CATEGORIA CIRCO

Grupo: Núcleo Circo Único & Condão de Rainha (BA)


CATEGORIA DANÇA

Grupo: Circo da Silva (SP)


CATEGORIA TEATRO

Grupo: Eranos Círculo de Arte (SC)

Grupo: Coletivo Duo (BA)


  • A partir desse momento os grupos serão contactados. Caso algum dos grupos esteja impossibilitado de participar, um novo resultado deverá ser publicado e os selecionados serão contactados. 

  • A Mostra Artística pode contar na programação com outros grupos convidados ou parceiros do Festival.  

0 visualização

Festival Petiz © 2019