top of page

PROGRAMAÇÃO

Cópia de Boo 4 - Carol Reis.jpg

BOO

Minha Companhia (MG)

Teatro Gregório de Mattos

13/04

14h30 e 19h

WhatsApp Image 2023-04-06 at 08.27.04.jpeg

Cortejo Lugar de 

GigAntes

(BA)

Espaço Cultural Alagados

14/03

10h

D7B46242-4DF3-4DCD-84BA-4F8BD0743ED6 - Lucila Laura.jpeg

A Casa Encantada

Bonde da Calu (BA)

Teatro Gregório de Mattos

15/04 e 16/04

16h.         15h

Petiz visita Xisto-0975.jpg

VISITA MEDIADA + CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Mediação Petiz e Niní Kemba (BA) 

Espaço Xisto Bahia

16/04 e 18/04

10h          14h30

php3 - Matheus Ribeiro.jpg

O Pequeno

Herói Preto

Júnior Dantas (RJ)

Teatro Gregório de Mattos

17/04 e 18/04

15h          9h30

jana 2023.jpg

Oficina: Tessitura do fazer.

Janahina Cavalcante (BA)

Espaço Xisto Bahia

17/04 e 18/04

18h às 21h

GUIGUI_foto_IsabelaMachadoSilva_7.jpg

Guigui

João Rafael Neto (BA)

Espaço Cultural Alagados

18/04

10H

Sinopse:

Esta conhecida onomatopeia apavorante, traduz a atmosfera deste espetáculo, que visita um tema clássico e universal da infância, mas pouco debatido com os pequenos. O medo!
Boo é um espetáculo inspirador para todas as idades. Nessa história divertida, engraçada e surpreendente, as palhaças Brisa e Tecla caem de paraquedas no meio de uma floresta inóspita e perigosa. Lá, encontram seus maiores e piores medos, descobrem como sobreviver, enfrentar e superar suas dificuldades com muita coragem! Mulheres... Super heroínas, ativar!

 

Ficha Técnica
Realização e produção: Minha Companhia
Atuação: Janaina Morse – Palhaça Brisa, Maria Tereza costa – Palhaça Tecla
Autoras: Janaina Morse e Maria Tereza Costa
Orientação de Palhaçaria: Daniela Rosa
Orientação dramatúrgica:  Assis Benevenuto
Trilha sonora original: Maria Tereza Costa
Iluminação: Marina Arthuzzi
Cenografia e figurino: Janaina Morse e Maria Tereza Costa

A convite do PETIZ, o Lugar de GigAntes, projeto idealizado pela artista Alessandra Flores durante o período de 31 de Maio a 14 de Abril está realizando uma oficina artística de construção coletiva de gigantes. Sob a facilitação de Paula Carneiro, crianças e jovens da comunidade do Uruguai vem aprendendo e construindo a magia do seu gigante.  O Espaço Cultural Alagados é o ponto de partida desse cortejo que tomará as ruas do bairro com música, gigantes e muita surpresa. 

Concepção e metodologia: Alessandra Flores

Facilitação da oficina: Paula Carneiro

Assistente: Lilla

Assistente de produção: Tacynha Breezy

Gratuito

Sinopse:

Música, poesia, arte circense e reflexões sobre identidade e direito das crianças e adolescentes dão o tom do espetáculo infantojuvenil “A Casa Encantada”. A peça faz uma homenagem ao circo e as brincadeiras de infância mostrando de forma divertida e simbólica a importância de cada um se reconhecer nos pequenos detalhes do mundo e na construção de suas identidades e representatividades. O texto é assinado por Cássia Valle, Cell Dantas e o Bonde da Calu, trazendo histórias que questionam os direitos à ludicidade e as culturas da infância, para além daqueles que a lei assegura, incluindo os que só muita liberdade, respeito, brincadeiras e conhecimento de suas origens podem garantir.

 

FICHA TÉCNICA:

Texto: Cássia Valle,Cell Dantas e Bonde Da Calu | Direção Geral:  Cassia Valle | Codireção: Cell Dantas e Leno Sacramento | Diretor Musical: Cell Dantas
Figurino: Adelina Rebouças  | Adereços: Domicilia Pereira | Iluminador: Rivaldo Rio | Elenco: Açucena Unaí, Amanda Cervilho, Aya Dantas, Clara Cardoso, Danilo Cerqueira, Kely Ribeiro, Lucila Laura, Naira Da Hora, Pedro Zaki, Pietra Gomes, Taciano Rocha. | Músicos: Cell Dantas, Daniel Vieira ( Nine), Madalena Gomes, Shirlei Silva, Welber Crêw

Ingressos 15/04
Ingressos 16/04

A realização da Visita Mediada parte da compreensão que o edifício teatral é um espaço  artístico-pedagógico. Para tanto, o trabalho é conduzido por um mediador cultural que guiará os participantes pelos espaços físicos do teatro: foyer, administrativo, camarins, sala de espetáculo, cabine de luz e som. Neste trajeto, o mediador cultural relata a história mundial do teatro, desmistificando algumas compreensões e naturalizando o fazer artístico.

No dia 16/04 após a visita teremos contação de história com Niní Kemba. Uma programação para toda família! 

 GRATUITO sujeito a lotação. Retire seu ingresso!

Sinopse:

O Pequeno Herói Preto conta a aventura de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através de sua família. Na trama, O Super Nagô usa os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transformar positivamente a vida das pessoas ao seu redor, apresentando nossa história, cultura e ancestralidade às crianças ainda na primeira infância. Em estilo de autoficção, a peça reforça a ideia de que todos temos poderes apresentando heróis e heroínas reais que, com gestos simples, alteram para melhor o seu entorno - além de muitas referências do afrofuturismo, conceito que interliga a cultura africana à ficção científica.
 

Ficha Técnica:

Idealização e Obra Original: Junior Dantas
Texto: Cristina Moura e Junior Dantas
Atuação: Junior Dantas
Direção: Cristina Moura e Luiza Loroza
Consultoria de Texto: Kiusam de Oliveira
Direção Musical, Composição, Produção Musical, Percussão Corporal: Muato
Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni e João Gioia
Cenografia: Cachalote Mattos
Figurino: Tereza Nabuco
 

EMENTA: 

Nesses encontros buscaremos, despertar estados de dança/movimento acionados pela escuta interna, pela relação com o outro e pelo brincar, aliando princípios da improvisação. Iremos também refletir sobre o potencial do brincar para a ação pedagógica, tendo como inspiração a pedagogia sistêmica, para que possamos acrescentar novos recursos a prática educacional, buscando elaborar um estado de entrega e alegria no intuito de promover um corpo sensível, disponível para fazer escolhas e criar sentidos. Oficina teórico-prática voltada para educadores/professores e pessoas interessadas nas experiências de corpo/dança/educação. Não é necessário ter experiencia, apostamos na riqueza da diversidade, da potencialidade das relações e do compartilhamento com o outro.

 

Janahina Cavalcante é cearence, artista da dança, bailarina intérprete, educadora e mãe.

Sinopse:

Já praticou algo com tanto afinco e dedicação que esse algo se tornou uma parte de você?
Esse trabalho trata disso, de quando as práticas e o praticante se confundem, quando uma brincadeira de adolescência vira uma dedicação que toma a vida e direciona caminhos. Essa dança revela um olhar sobre a cumplicidade de um ciclista e sua bicicleta, a tal ponto que a bicicleta ganha nome e quase vida própria. Influenciando nas escolhas de vida de seu condutor.
São 24 anos de relação na prática esportiva e cotidiana, onde 20 desses anos são permeadas pela Dança, mais um elemento que chega para intensificar essa relação ao ponto que surge uma micro simbiose, um parece fazer parte do outro.

 

Ficha técnica:

Concepção e interpretação: João Rafael Neto

Assistência de direção e dramaturgia: Thiago Cohen

Trilha: Vinicius de Souza

Iluminação: Ana Brandão

Operação de Luz e som: Thiago Cohen

Olhar externo e trocas: Alana Falcão, Ana Brandão, Iana Schramm, Neemias Santana e Thom Galiano.

MARCAPETIZ_ELEMENTOS PETIZ-11.png
Gratuito
bottom of page