PARA EDUCADORES, ARTISTAS,MÃES E PAIS
25 A 28 DE AGOSTO | 19H ÀS 21H
O Petiz Seminário é um um espaço virtual de reflexão e construção de saberes sobre a cultura e a infância, com especial atenção ao momento atual que atravessamos com a pandemia.
A partir desses três eixos, montamos uma programação pensada no compartilhamento de práticas e saberes que estão se constituindo nesse momento, em diferentes contextos sociais. É a riqueza e pluralidade dessas experiências que nos movem a produzir esse evento que possui como público-alvo, educadores, artistas, mães, pais e tod@s aqueles interessados nas infâncias.
Além das atividades teóricas, no formato de webinário, o Seminário Petiz é composto de duas oficinas práticas. Essas experiências corporais, lúdicas e criativas buscam trabalhar a Dança e a Contação de Histórias, a partir da mediação tecnológica.
Esperamos que você aproveite a programação que ocorrerá dos dias 25 a 28 de agosto, das 19h à 21h, com emissão de certificado! Clique AQUI para se inscrever.
O mais importante para nós, nesse momento é democratizar o o acesso ao seminário e estimular a criação de redes colaborativas que tenham as infâncias como centralidade de seus fazeres. Por isso, caso você não possa contribuir com nenhum valor neste momento, inscreva-se gratuitamente! E compartilhe este evento, com os seus contatos! Se for possível para você, considere fazer uma contribuição voluntária e torne-se um apoiador e incentivador das atividades do Petiz!
Nós agradecemos antecipadamente!
Seja-bem vind@s e este lugar do pensar e sentir.
Poliana Bicalho e Renata Berenstein
PROGRAMAÇÃO
25
AGOSTO
MESA - As infâncias em tempos de pandemia: um diálogo sobre arte, saúde, educação e comunidade.
Das 19h às 21h
Mediação: Poliana Bicalho
Alessandro Marimpietri - Psicólogo (UFBA), Dr. em Ciências da Educação (UNCUYO-AR). Sócio e diretor do Instituto Desenvolver e da Clínica Desenvolver: psicologia e educação.
Jamira Muniz - Educadora Social com especialização em gestão no terceiro setor, mãe, avó e Gestora do Espaço Cultural Alagados, único equipamento público da Penísula de Itapagipe e que possui um trabalho junto às infâncias e juventudes da comunidade.
Leila Damiana - Pedagoga, Dra. no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). É Professora Adjunta da UFRB. Coordena o Projeto de Extensão Protagonismo das Crianças do Campo: imagens e registros das identidades e culturas de infâncias.
26
AGOSTO
MESA 02 - O ensino das artes e a produção artística em isolamento
Das 19h às 21h
Mediação: Renata Berenstein
Cássia Valle - Autora de livros infantis, atriz do Bando de Teatro Olodum, diretora do espetáculo Sarauzinho da Calu e produtora do Festival Julho das Pretinhas.Coordenadora administrativa do Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte. Trabalha em defesa da preservação e promoção da cultura e das tradições afro-brasileiras.
Hebert Ramos - “TIO BETINHO”, é um músico multi instrumentista, compositor e Digital influencer , com experiência em bandas e projetos sociais. Educador musical nas instituições: Colégio Sacramentinas, Instituto Salette e Escola Pirlilim.
Luciana Comim e Marconi Arap - Fundadores do Grupo TECA. O grupo é formado por artistas e pesquisadores das artes cênicas para as infâncias e juventudes, com repertório de premiados espetáculos teatrais e trabalhos na dramaturgia e audiovisual.
27
AGOSTO
OFICINA 1 - Dança e Movimento para o Desenvolvimento Infantil
Das 19h às 21h
Ementa: A oficina vai mostrar como o movimento é fundamental para o desenvolvimento infantil. Os participantes vão conhecer e explorar no corpo os Padrões Básicos do Movimento e da Percepção, com o objetivo de entender como ocorre o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e emocionais das crianças. Criando assim, repertório para a criação de atividades lúdicas e de movimento para estimular o desenvolvimento dos pequenos.
Rossana Alves
Dançarina, educadora e especialista em Desenvolvimento Infantil. Formada em Dança pela UFBA, trabalha com Dança Criativa para crianças, Dança para Famílias e treinamentos para educadores no Brasil e na Califórnia, onde mora desde 2008.
Co-produção: Romeran Ribeiro
28
AGOSTO
OFICINA 2 - Narrativas para Transformar: Oficina de Contação de Histórias
Das 19h às 21h
Ementa: Esta oficina tem o objetivo de trabalhar técnicas de contação de histórias, ao mesmo tempo, que trata a oralidade como ferramenta de visibilidade dos povos afro ameríndios.
Andréia Fábia
Artivista, comunicológa, arte – educadora e mestranda em Artes Cênicas.
Lisa Vietra
Atriz, contadora de histórias e arte-educadora.